24 maio 2010

Nirton Venancio


foto de Mário Cravo Neto
Armadura


Meu corpo é a única coisa que tenho
que é nada
e como suicida
luto contra moinhos, tempestades e solidão
que é tudo.

Escondo-me nesta armadura de ossos,
carne
e vestimentas
e espio a vastidão do mundo pelos buracos dos olhos
como quem espia lugares estranhos
infinitos
perigosos.

Meu corpo é a única coisa que tenho
para carregar o pretexto da alma.
É magro, feio e escandaloso
o corpo
mas é única coisa que tenho
para caminhar pelo tempo e pelos sertões.

Garantia não tenho
se o meu corpo é forte e frágil ao mesmo instante
se sujeito-me ao abismo
ao chão
à poeira
se estou marcado para me tornar saudade
lembrança
e fotografias
e minha história não terá mais
um cavalo para montar
e serei uma estátua invisível no espaço.

Garantia não tenho
de nada
nada
não levarei escondido no bolso
nenhuma semente
nenhum suspiro
nenhum gesto
pois tudo é podre
condenável
consumível.

Só é garantido o mais difícil:
a miragem na imensidão
o que se supõe ao longe
o completo mistério
para se chegar até lá
não se sabe com que corpo
não se sabe com que asas
não se sabe.



(do livro “Poesia provisória”)

10 Comments:

Blogger Nirton Venancio said...

Este comentário foi removido pelo autor.

24 maio, 2010 14:14  
Blogger Nirton Venancio said...

Ana, obrigado pela divulgação do poema. Fico contente por ter gostado. Fico feliz pela poesia!

24 maio, 2010 14:15  
Blogger Nirton Venancio said...

Ana, tem um erro (que não é culpa sua), que já corrigi no original, e se puder, faça o mesmo aqui: onde está "me história não terá mais..." troco por "minha história..."

24 maio, 2010 14:20  
Blogger CAIS DO ORIENTE said...

ADOREI SEU BLOG....
PARABÉNS!!!
LINDOOOOOOOOOOO
BJS
NÁDIA

25 maio, 2010 08:06  
Blogger CAIS DO ORIENTE said...

COMO POSSO FAZER PRA ADICIONAR SEU BLOG?

ACHEI DE MUITO BOM GOSTO E SUAS POESIAS SÃO DEMAIS...
BJS
NÁDIA

25 maio, 2010 08:09  
Anonymous Anônimo said...

Ana: Mais uma linda poesia gostei cmo gosto de ler tudo que posta no seu blog:
Vou continuar a visitar o seu blog.
Um Beijo
Santa Cruz

29 maio, 2010 04:06  
Blogger QuarterST said...

Oi =) Tudo bem? *-*
Bora colar no show da @quarterock dia 14.05 no ABC?
Infos sobre o show:
14.05 - São Caetano do Sul/SP - UNDERCLUB
Espaço Factory - Rua Santo Antônio, 101
Com: Mash + Believe.

Beijos.

Mari
@QuarterST

11 maio, 2011 18:38  
Anonymous Mobiliando e Decorando Sua Casa said...

Olá meu nome é Bernardo, tava lendo seu blog e resolvi te convidar para conhecer o meu blog;

mobiliandoedecorando.blogspot.com

No meu blog falo sobre decoração, e mobilia de casas, e muitas dicas legais, seria ótimo ter mais uma amiga em minha blogosfera.

Te aguardo lá viu e lembre-se de deixar um comentário viu, vou cobrar.

12 maio, 2011 06:58  
Blogger Eduardo Magalhães said...

Poesia primorosa!
Verdadeira obra de arte!
Parabéns!

04 janeiro, 2012 06:54  
Anonymous Anônimo said...

Eis uma merda que nem a você

29 novembro, 2014 15:07  

Postar um comentário

<< Home